MADEIRA. As reais pinturas e os montes esculpidos de uma beleza incrível

02-04-2019

Bem-vindo à ilha da Madeira, considerado o melhor destino insular do Mundo que não deve perder a oportunidade de visitar. Uma terra repleta de magníficas arribas numa costa perfeita de beleza. Na madeira os terrenos são íngremes e por isso, na cidade do Funchal maior parte do tempo de viagem é passado em longos túneis. Do alto das montanhas conseguimos perceber as mais lindas paisagens que cruzam o mar atlântico e a costa moldada pelo vulcanismo. 

 

A cidade que recebe milhares de pessoas por dia.

Não é a primeira vez que a madeira é premiada como o melhor destino insular da Europa. A cidade do funchal recebe milhares de visitantes por dia e o movimento é sentido nas ruas e também nas contas a pagar. Quer a nível de atracções (os muitos teleféricos; jardim botânico; jardim tropical monte palace.... ) e dos próprios restaurantes e serviços semelhantes, a ilha da madeira exige algum dinheiro no bolso para ser explorada de forma integral. A beleza da ilha é inquestionável e quanto mais vamos conhecendo, mais queremos conhecer. O potencial da ilha é gigante e a natureza tornou-a num dos melhores destinos turísticos do Mundo.

 

Chegar à cidade do funchal pode ser um pouco assustador no primeiro impacto (afinal de contas, receber milhares de visitantes por dia acaba por afetar um pouco a qualidade de todos os serviços que acolhem todas aquelas pessoas (muitas acabam por chegar de uma só vez nos grandes cruzeiros). Mas nada que não seja esquecido nos momentos seguintes, quando começamos a ser envolvidos pela graça e beleza desta ilha.

Começámos por experimentar as famosas lapas grelhadas, o bolo do caco com manteiga, conhecemos o famoso mercado dos lavradores com uma montra colorida de frutas tropicais e ainda a Fortaleza de S. Tiago. De seguida, subimos a cidade do funchal no teleférico Funchal-Monte que nos levou ao Jardim tropical monte palace (o mais bonito jardim da ilha).

      

 

Continuámos a explorar a ilha e à medida que nos íamos afastando do centro da cidade (com a ajuda dos imensos túneis escavados pelas montanhas da ilha), íamos percebendo que estávamos num lugar mesmo mágico. Importa dizer que alguns destes túneis têm tanto de incríveis como de assustadores, sendo que a passagem dos carros está mesmo condicionada em alguns, embora as pessoas continuem a circular por lá.  Os vários cabos espalhados pela ilha têm um teleférico que podes experimentar e que vai testar a tua coragem (são mesmo só para os aventureiros) e que apesar de medonhos te levam a sítios privados e muito ricos da ilha. 

O cabo girão, o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo são pontos de obrigatória passagem e que te vão oferecer as melhores paisagens da ilha. É importante que São Pedro esteja atendo aos teus planos e desvie as nuvens e todo o nevoeiro dos Picos para que os possas aproveitar realmente. Na ilha da Madeira, podes estar na cidade do Funchal com sol e ao começares a subir a ilha, seres invadido por nuvens frias e em certos pontos apanhares mesmo chuva. 

Ponta do Garajau e o seu Cristo Rei que de noite consegue atingir outra imensidão; Fajã dos frades e as maravilhosas levadas. As levadas (especificamente a levada das 25 fontes que nos leva até à cascata das 25 fontes) foi do mais incrível que tive o prazer de fazer na ilha da madeira e embora cansativa, é uma experiência muito bonita. E os recantos mágicos não acabam por aqui. Câmara de lobos (situada a 5 kilómetros do Funchal) é uma vila com uma forte tradição pescatória na ilha  e com uma excelente vida noturna onde podes provar a melhor poncha da madeira. Curral das freiras e a sua paisagem impactante; Santana e as suas casas típicas; o Caldeirão verde e a famosas e especiais Piscinas naturais de porto Moniz. As Grutas e centro de vulcanismo de São Vicente com todos os vestígios e que contam a história de formação da própria ilha e ainda o miradouro do guindaste e as suas pontas (ponta de São Lourenço; Ponta do Furado; Ponta do Castelo; Ponta do Buraco; Casa da Sardinha) onde podes desfrutar de uma bonita caminhada com paisagens realmente arrepiantes.

Em baixo deixo-vos algumas fotografias que comprovam toda a beleza deste lugar, que tem tanto do Mundo e da natureza, como nosso!

     

Cada momento na madeira vale a pena. Várias são as paisagens que te vão deixar de boca aberta. Aproveita esta viagem e conhece o que a ilha tem para te oferecer.

© 2019 Telma Rodrigues
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora